Cocamar doa sistema de energia solar para a Casa Sagrada Família de Ja
“É um sonho que estamos realizando”. Assim se expressou a diretora do Instituto São José – Casa Sagrada Família de Jaguapitã (PR), Solange Belizário Martinelli, a respeito da doação do sistema de energia solar àquela entidade, oficializada na tarde de sexta-feira (4/8) pela Cocamar, durante solenidade que reuniu representantes da instituição, da cooperativa e autoridades do município.
De acordo com Solange, são gastos cerca de R$ 4 mil por mês com energia elétrica e a expectativa é de uma redução significativa na tarifa que chega neste mês. “Com a economia que esperamos fazer, vamos investir mais na qualidade de vida das pessoas atendidas”, informou.
Fundado em 1993, o Instituto São José – Casa Sagrada Família é o lar de 44 idosos com idade acima de 60 anos, oriundos daquele município e de vários outros da região. Para isso, a instituição, além dos doze voluntários que integram a diretoria, possui uma equipe de 21 funcionários - incluindo cuidadoras, enfermeira e psicóloga – e os residentes são servidos com seis refeições diárias.
“Sobrevivemos de doações, pois os custos são muito altos”, afirma Solange, salientando que uma das fontes de arrecadação é a Campanha União Solidária promovida todos os anos pela Cocamar e a Sicredi Dexis. “Participamos já pelo quarto ano da Campanha, que nos ajudou muito durante o período da pandemia, por exemplo, quando não foi possível organizar eventos beneficentes”, acrescentou.
Segundo ela, a pastoral do Dízimo, da igreja católica, repassa todo mês 10% do montante arrecadado, enquanto as prefeituras de Jaguapitã e Astorga participam, respectivamente, com a doação de quantidades de artigos de higiene pessoal e alimentos. Por sua vez, a Sercomtel de Londrina contribui com campanha no inverno.
Fazer frente ao consumo de fraldas geriátricas é um dos desafios da instituição e parte dos idosos demanda ao menos oito unidades por dia, cada um.
“O amor é que nos move”, disse Solange, citando que cada residente é tratado com toda atenção e carinho. “É diferente quando os surpreendemos com uma roupa nova, um par de tênis bem macio e óculos adequados, eles ficam felizes, alegres e isso não tem preço para nós”.
Pronunciando-se em nome da Cocamar, durante a solenidade de entrega, o gerente da unidade da cooperativa em Jaguapitã, Wellington Lopes Medeiros, destacou o comprometimento da cooperativa em contribuir para o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está inserida.
Na oportunidade, foi entregue uma quantidade de fraldas geriátricas produzidas por iniciativa da unidade da Cocamar, em ação que contou com a participação do núcleo de produtoras.
Entre os participantes do evento estavam o prefeito Gerson Luiz Marcato, outras autoridades, a gerente executiva de governança da Cocamar, Fernanda Volpato, e dois integrantes do Conselho Consultivo da cooperativa: os cooperados Diogo Aurélio Carrara e Fábio Rogério da Silva.