Cooperativas entregam fraldas Para o Mesa Brasil em Maringá
As cooperativas participantes do Dia de Cooperar (Dia C), promovido em 1º de julho quando da comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, formalizaram no início da tarde de segunda-feira (31/7), ao programa Mesa Brasil, a entrega de 10 mil fraldas geriátricas produzidas naquela oportunidade.
Em mutirão, as fraldas foram confeccionadas por cerca de 300 voluntários – em sua grande maioria colaboradores - que representaram as cooperativas Cocamar, Sicredi, Sicoob, Unimed, Uniodonto, Unicampo, Coopsoli e Pluricoop.
O assistente social Eucir Cândido de Quintino, do Mesa Brasil, recebeu a doação e informou que as fraldas vão ser distribuídas para 17 entidades assistenciais de Maringá e região. “O programa atua em Maringá desde 2010 como um banco de alimentos, fazendo o cadastramento de instituições. Somos uma ponte entre o doador e o beneficiado, com datas definidas para passar nos locais para recolher as doações”.
Segundo ele, atualmente há 66 instituições cadastradas e todas são atendidas pelo menos duas ou três vezes no mês. Algumas coletas são feitas diariamente em locais pré-estabelecidos, como supermercados, padarias e feiras, e outras mais esporadicamente. Eucir disse ainda que apesar de estar focado em alimentos, o Mesa Brasil procura contribuir com as instituições de uma forma geral. “O Dia C foi um diferencial para a gente”, completou.
Uma das entidades beneficiadas com a doação de fraldas é a Associação Paranaense de Amparo às Pessoas Idosas – Wajunkai, que atende a 35 pessoas com faixa etária acima de 65 anos. De acordo com seu representante Claudinei de Oliveira, a entidade é mantida basicamente com doações, sendo apoiada principalmente pela comunidade de origem japonesa.
A Cocamar foi representada na entrega pela analista de cooperativismo, Aline Achete, e a coordenadora do projeto Fábrica de Fraldas, Janayne Andrade.