NAFA concede premiação internacional para a Cocamar
A Cocamar, por meio dos trabalhos realizados pela sua empresa de transportes rodoviários, a Transcocamar, veio obtendo ao longo dos últimos cinco anos premiações a nível nacional em relação à sua gestão de frotas.
Com os resultados obtidos no cenário nacional, a Cocamar passou a concorrer a premiações internacionais promovidas pela NAFA (Fleet Management Association) nos Estados Unidos. De Menção Honrosa no ano de 2022, a Cocamar avançou para a 13ª colocação em maio de 2023 no Ranking das 100 melhores gestão de frotas mundial, sendo a única empresa brasileira premiada na categoria Frotas Comerciais, pela criação e desenvolvimento do Projeto Vida Segura.
Inovando na segurança dos colaboradores, o Vida Segura, implantado em abril de 2018, promoveu significativa redução do número de ocorrências de "comportamentos inseguros” na condução de veículos, por meio da instalação de um sistema de videotelemetria, definição de uma política de frotas e disseminação de diversas práticas de uso dos veículos.
O equipamento de videotelemetria faz o reconhecimento do condutor, e a partir de um banco de imagens, permite gerar vários outros dados para a gestão dos condutores e controle dos veículos, entre os quais o horário de uso, o total de quilômetros rodados, a trajetória do veículo e a velocidade compatível com a sinalização da via. Durante o deslocamento, o condutor é informado por comandos de voz, caso não esteja seguindo as regras estabelecidas nas diretrizes de uso de veículos da cooperativa.
Para o superintendente de operações, Osmar Liberato, o reconhecimento enaltece a importância da Cocamar em investir cada vez mais na profissionalização da gestão de frotas, na mudança de cultura no trânsito e na sustentabilidade.
“Gestão de frotas é gestão de vidas”, enfatiza gerente executivo de Logística Integrada da Cocamar, Ezequiel Scopel, explicando que a preocupação da Cocamar se estende para outros segmentos e está alicerçada no tripé social, ambiental e econômico. “Social para cuidar dos condutores e da sociedade, preservando vidas. Ambiental para cuidar das emissões de poluentes geradas pelo uso dos veículos e pelo descarte dos componentes. E, econômico, para fomentar a otimização dos veículos, a redução dos gastos e aumento de produtividade.”
No próximo mês a cooperativa também concorrerá ao Troféu Frotas & Fretes Verdes 2023, na categoria Empresa com Sustentabilidade em Processo e Produto, promovido pelo Instituto BESC de Humanidade e Economia.